Viagem, que vai até o dia 16 de julho, é organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional

Divulgação/Embratur

Famtour visa permitir que profissionais conheçam os destinos que irão comercializar em seu países de origem

Famtour visa permitir que profissionais conheçam os destinos que irão comercializar em seu países de origem

Representantes de dez operadoras de Turismo da Alemanha e Reino Unido irão percorrer, até o dia 16 de julho, a Rota das Emoções, roteiro turístico que contempla destinos no Ceará, Maranhão e Piauí. O famtour, organizado pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional, tem o intuito de permitir que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seu países de origem.

A Rota das Emoções é composta por três Estados e 14 municípios. O percurso é feito de forma sinérgica, de modo que o viajante vivencie as experiências mais autênticas de cada localidade presente na rota. A proposta do roteiro deste famtour foi de colocar os convidados estrangeiros em uma imersão de história e cultura no litoral nordestino.

“O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um produto que agrada o turista estrangeiro, preza pela sustentabilidade e gera desenvolvimento socioeconômico para a população local”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

“Estamos falando de um dos roteiros mais representativos do Turismo brasileiro. Uma rota que reúne três dos principais ícones do Turismo nacional. A presença de operadoras de Turismo do Exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas joias do País, mas também evidenciar os pequenos negócios e o Turismo de base comunitária, que geram emprego, renda e reduzem a pobreza”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Em uma pesquisa da GlobalData, de 2022, foi constatado que um dos segmentos mais procurados pelo público alemão é o sol e praia, seguido de visitas ao campo. Além disso, o Turismo de bem-estar e saúde é mais buscado pelos alemães do que a média mundial. A mesma pesquisa aponta que o Reino Unido também tem a mesma preferência, em especial sol e praia, pois a oferta doméstica é insuficiente. Os britânicos ainda se atraem pelo Turismo rural. Há ainda interesse em ecoturismo e destinos com menos emissões de gases do efeito estufa.

Por isso, a coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, explica que a Rota das Emoções se enquadra no perfil desses viajantes. Ela explica que, entre os passeios programados, os estrangeiros irão conhecer praias, rotas históricas, comidas típicas, passeios nas dunas e ainda assistirão a uma apresentação de capoeira.

“Toda a Rota das Emoções é dentro de sol e praia, que é o que mais atrai o mundo para o Brasil. Tem ecoturismo muito forte, esportes muito fortes e Turismo de base comunitária, tudo junto. Nesse roteiro, a gente tem muita coisa ao mesmo tempo e a cultura e a gastronomia são segmentos muito fortes também. Vamos ter apresentação de capoeira, festa junina, visita à artesanatos locais, muitas atividades eu espero que seja um sucesso”, diz.

Carina Câmara ainda aponta que a Rota contempla o segmento do Turismo de luxo. “Os turistas ingleses e alemães preferem lugares mais privativos e que dê noção de exclusividade. O local pode ser simples, mas precisa ser exclusivo. Pode ter qualidade de hospedagem, mas é importante ter acesso a coisas autênticas, como acontece por todo o trajeto da Rota das Emoções”, explica.