Viagem, que vai até o dia 16 de julho, é organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional
Representantes de dez operadoras de Turismo da Alemanha e Reino Unido irão percorrer, até o dia 16 de julho, a Rota das Emoções, roteiro turístico que contempla destinos no Ceará, Maranhão e Piauí. O famtour, organizado pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional, tem o intuito de permitir que estes profissionais conheçam melhor os destinos que irão comercializar em seu países de origem.
A Rota das Emoções é composta por três Estados e 14 municípios. O percurso é feito de forma sinérgica, de modo que o viajante vivencie as experiências mais autênticas de cada localidade presente na rota. A proposta do roteiro deste famtour foi de colocar os convidados estrangeiros em uma imersão de história e cultura no litoral nordestino.
“O Brasil tem uma diversidade de destinos turísticos que só se encontra aqui, e o nosso desafio é fortalecer e ampliar a presença de visitantes estrangeiros em diferentes regiões. A Rota das Emoções é um produto que agrada o turista estrangeiro, preza pela sustentabilidade e gera desenvolvimento socioeconômico para a população local”
Marcelo Freixo, presidente da Embratur
“Estamos falando de um dos roteiros mais representativos do Turismo brasileiro. Uma rota que reúne três dos principais ícones do Turismo nacional. A presença de operadoras de Turismo do Exterior, convidados pela parceria que temos com a Embratur, é um passo decisivo para, não só jogar luz sobre essas joias do País, mas também evidenciar os pequenos negócios e o Turismo de base comunitária, que geram emprego, renda e reduzem a pobreza”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Em uma pesquisa da GlobalData, de 2022, foi constatado que um dos segmentos mais procurados pelo público alemão é o sol e praia, seguido de visitas ao campo. Além disso, o Turismo de bem-estar e saúde é mais buscado pelos alemães do que a média mundial. A mesma pesquisa aponta que o Reino Unido também tem a mesma preferência, em especial sol e praia, pois a oferta doméstica é insuficiente. Os britânicos ainda se atraem pelo Turismo rural. Há ainda interesse em ecoturismo e destinos com menos emissões de gases do efeito estufa.
Por isso, a coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercados, Carina Câmara, explica que a Rota das Emoções se enquadra no perfil desses viajantes. Ela explica que, entre os passeios programados, os estrangeiros irão conhecer praias, rotas históricas, comidas típicas, passeios nas dunas e ainda assistirão a uma apresentação de capoeira.
“Toda a Rota das Emoções é dentro de sol e praia, que é o que mais atrai o mundo para o Brasil. Tem ecoturismo muito forte, esportes muito fortes e Turismo de base comunitária, tudo junto. Nesse roteiro, a gente tem muita coisa ao mesmo tempo e a cultura e a gastronomia são segmentos muito fortes também. Vamos ter apresentação de capoeira, festa junina, visita à artesanatos locais, muitas atividades eu espero que seja um sucesso”, diz.
Carina Câmara ainda aponta que a Rota contempla o segmento do Turismo de luxo. “Os turistas ingleses e alemães preferem lugares mais privativos e que dê noção de exclusividade. O local pode ser simples, mas precisa ser exclusivo. Pode ter qualidade de hospedagem, mas é importante ter acesso a coisas autênticas, como acontece por todo o trajeto da Rota das Emoções”, explica.