Smiles Viagens, operadora da Gol, venderá via agentes a partir de setembro
Empresa já vende ao público final desde abril, mas é no agente que paira sua maior expectativa
A Smiles Viagens, operadora da Gol Linhas Aéreas, começará a distribuir seus produtos via agentes de viagens em setembro, com promessas de se diferenciar da concorrência. A empresa já vende ao consumidor final desde abril e acaba de sair do soft launch, período considerado satisfatório, para começar a divulgar a plataforma mais amplamente.
Contudo, é na venda B2B que paira a maior expectativa da operadora da Gol. O diretor da companhia, Rodrigo Possatto, afirma que há meses a Smiles Viagens estuda fortemente o mercado para entender as dores dos seus futuros clientes agentes de viagens e todo o time está se preparando para se diferenciar e surpreender seus passageiros, como ele garante estar sendo feito no B2C.
“Neste mapeamento, notamos que um ponto de dor importante é o pós-venda, por exemplo. É algo que os agentes pedem muito. Preparamos toda uma estrutura para cuidar desses profissionais como cuidamos do cliente final. Agora, o time e a tecnologia da Smiles Viagens estão sendo reforçados para atender o B2B. Desde que nos lançamos ao mercado, sabíamos que o cenário era difícil em termos de concorrência, e não adiantaria ser mais uma. Tínhamos que nos diferenciar, e nossa proposta bem sucedida no B2C será levada aos agentes de viagens.”
Rodrigo Possatto, diretor da Smiles Viagens
Um dos produtos assertivos, segundo Possatto, é o que a operadora chama de Encantamentos. Trata-se de uma série de acordo com os grandes fornecedores terrestres para surpreender os clientes durante todos os dias de sua estada. Um jantar à beira da praia, mimos personalizados no quarto e recepção diferenciada estão entre eles. A Smiles Viagens assegura, com o hotel parceiro, que o cliente tenha conhecimento que aquele é um produto exclusivo, não é algo que possa ser comprado.
“Alguns dos diferenciais são surpresa, enquanto outros são de conhecimento do cliente, como embarque prioritário e acesso à sala vip, ainda que seu tier Smiles não seja dos mais altos”, aponta. “Estamos confiantes em mostrar esses diferenciais aos agentes, pois estamos certos de que o B2B vai superar as vendas B2C dentro da operadora. Teremos maior capilaridade, chegaremos a cidades do interior e temos a robustez da Gol ao nosso favor. Seremos competitivos em preço, mas não seremos os mais baratos. Cobraremos o preço pela conveniência e pelo serviço. E estamos estudando bonificação em milhas tanto para o agente quanto para seu cliente. A ideia é entregar esse produto Encantamentos com a marca Smiles e da agência.”, explica Possatto.
Produtos vendidos pela Smiles Viagens
Atualmente, o aéreo vendido pela Smiles Viagens se resume ao inventário da Gol, Air Europa e Tap. Mais três parceiras do programa de fidelidade estão em reta final de contrato, mas a promessa é que ao longo do tempo a maioria das 50 aéreas possam ser vendidas pela operadora. Hotelaria foi o produto mais vendido pela companhia nesses três meses de soft launch. O doméstico detém 70% do share e, nos 30% do internacional, Estados Unidos é o líder em vendas.
O produto Encantamentos já está disponível na maioria dos resorts brasileiros, portugueses e norte-americanos com quem a operadora da Gol Linhas Aéreas tem contrato direto. “Ainda falta muito hotel internacional para fazermos acordo direto. Muitos ainda estão via brokers, e aí não conseguimos nos diferenciar com o Encantamentos, mas isso vem acontecendo. A operadora está em seu estágio inicial, muita coisa vai melhorar ao longo do tempo”, pondera Rodrigo Possatto.
Contratar é um desafio na Smiles Viagens
Um dos principais desafios do momento é contratação. A equipe toda tem 25 funcionários e busca reforços no mercado. “Está difícil contratar, principalmente profissionais que entendam nossa mentalidade. Não adianta chegar aqui focado apenas em venda, é preciso entender a cultura da diferenciação. Afinal, nascemos com esse propósito.”
Relação da Smiles Viagens com a Gol
Apesar de a operadora ficar em Alphaville, na sede do programa de fidelidade, a relação da Smiles Viagens com a Gol é de pura sinergia, garante Possatto. “Afinal, é a mesma empresa. Nossa troca com a companhia aérea é fundamental. Usamos a força da malha da Gol e é isso que fará a Smiles conseguir chegar onde quer. Estamos sempre pensando em aérea, fidelidade e operadora. Conforme nossa demanda aumente, meu público começará a mostrar caminhos importantes pra Gol no lazer.”
Contato: comercial@smilesviagens.com.br