Compartilhar

Encontro faz parte da agenda de trabalho de monitoramento do Fórum MOB-Tur e visa articular soluções para os gargalos do setor aéreo

Dando continuidade à agenda de trabalho de 2021 do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo (MOB-Tur), membros da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) se reuniram na última segunda-feira (22.02) a fim de articular soluções para os gargalos do setor aéreo e para a melhoria do ambiente de negócios, visando o fortalecimento do turismo nacional.

Durante o encontro, realizado virtualmente, foram apresentadas as ações elaboradas pelo MTur e pela ABEAR até o momento para minimizar ou até mesmo reverter os efeitos negativos da pandemia de coronavírus no turismo e no setor aéreo. Também foram discutidas as perspectivas para o biênio 2021-2022 e as oportunidades de atuação conjunta entre os órgãos.

O diretor do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Eduardo Nóbrega, destacou que o Fórum trata de temas relacionados a todos os modais de transporte e que o modal aéreo é essencial para o desenvolvimento do turismo.

“A aviação é fundamental para desenvolver ao máximo o potencial da atividade turística. Por isso, é importante acompanhar a evolução do mercado, ouvir as demandas do setor, identificar os gargalos existentes para, então, propormos melhorias”, defendeu Nóbrega.

A assessora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro, apresentou a agenda prioritária da Associação e frisou que a troca de informações é muito importante para superar os desafios do setor. “Este Fórum é fundamental porque abre espaço para o diálogo e a troca de ideias e de informações, tornando possível a construção de soluções conjuntas e convergentes com as políticas que estão sendo desenvolvidas pelo MTur”, avaliou.

Os resultados das oficinas de trabalho serão apresentados no âmbito do Fórum MOB-Tur e poderão servir de base para o desenvolvimento de ações do governo para apoiar a retomada das atividades de turismo em todo o país.

MOB-Tur – Instituído pelo Ministério do Turismo em setembro de 2020, o Fórum MOB-Tur tem a função de discutir e propor políticas e estratégias para aperfeiçoar a mobilidade e a conectividade turística no Brasil, consultar autoridades e técnicos ligados à mobilidade e à conectividade turística e promover a coesão das ações e programas.

O Fórum realiza um diagnóstico das infraestruturas de transportes, tendo início com as seguintes rotas turísticas estratégicas: Serra-Mar Catarinense (SC); Serra Gaúcha (RS); Costa do Sol (RJ); Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG); Salvador e Morro de São Paulo (BA) e Rota das Emoções (CE, PI e MA). O objetivo é verificar as condições e oportunidades de desenvolvimento do transporte turístico de passageiros no Brasil, inclusive com potencial de exploração pelo setor privado.

 

Por Vanessa Castro

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Deixe uma resposta

Compartilhar