Entenda a diferença entre turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável
As atividades turísticas podem ser bastante prejudiciais ao meio ambiente, uma vez que se faz uso do patrimônio natural sem considerar a sua conservação, o que prejudica a natureza como um todo. Mas não se preocupe, há soluções para este problema.
Há diferentes modalidades de turismo com atividades que prezam pela preservação da natureza e de seus recursos. Para te ajudar a encontrar a modalidade certa para você aproveitar melhor a experiência da viagem, vamos explicar neste post a diferença entre turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável.
Assim, ficará mais fácil para você escolher qual dessas modalidades mais se encaixa nas suas preferências! Vamos lá!
Turismo de aventura
É a modalidade em que o turista protagoniza atividades de aventura relacionada à “experiência física e sensorial recreativa que envolvem desafios e que podem proporcionar sensações diversas como liberdade, prazer e superação”.
Elas podem ocorrer em diversos espaços, seja natureza ou em algum equipamento construído, seja em área urbana ou rural. Vale lembrar que é considerado turismo de aventura modalidades de caráter recreativo e não competitivo – quando há competição, é considerado Turismo de Esportes.
Como exemplos de atividades desta modalidade: trilhas, canoagem, rapel, mountain bike, surf, mergulho, trekking, arborismo, exploração de cavernas entre outras atividades.
Ecoturismo (ou turismo ecológico)
De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo, a modalidade de Ecoturismo é uma viagem responsável em áreas naturais, visando preservar o meio ambiente e promover o bem-estar da população local.
O Ecoturismo possui entre seus princípios a conservação do patrimônio natural e cultural aliada ao envolvimento das comunidades locais e a consciência ambiental nos turistas. As atividades devem promover a reflexão e a integração entre homem e ambiente, com envolvimento do turista nas questões relacionadas à conservação dos recursos, educação e desenvolvimento socioeconômico do destino escolhido.
Dentre as atividades relacionadas com essa modalidade destacam-se: Tirolesa, Cavalgada, Boia-cross, espeleologia, observação de fauna e flora, rafting, dentre outros.
Turismo sustentável
É mais que um segmento do turismo. O Turismo Sustentável propõe 7 princípios técnicos que devem ser sempre respeitados. São eles:
- Respeitar a legislação vigente;
- Garantir os direitos das populações locais;
- Conservar o meio ambiente natural e sua diversidade;
- Considerar o patrimônio cultural e valores locais;
- Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos;
- Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes;
- Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis
Assim, o Turismo Sustentável é a atividade que satisfaz as necessidades dos turistas e as necessidades socioeconômicas das regiões receptoras, enquanto a integridade cultural, a integridade dos ambientes naturais e a diversidade biológica são mantidas para o futuro.
Um turismo que se desenvolve de forma sustentável envolve questões como a gestão dos recursos econômicos, sociais e estéticos, e mantém a diversidade biológica e particularidades culturais. Por isso, ele não é feito apenas quando o roteiro envolve trilhas ou esportes radicais.
Com informações: Ministério do Turismo, Ministério do Turismo e Pé Na Trilha