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PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

Acompanhante, Excesso de Bagagem e Assento adicional

Passageiros Especiais têm direito aos seguintes descontos não cumulativos:

  • Acompanhante e/ou assento adicional: cobrança de até 20% do valor da tarifa do passageiro portador de necessidade especial, sujeito à análise das informações constantes no MEDIF; pelo departamento médico da Companhia Aérea.
  • Excesso de bagagem: desconto de no mínimo 80% para transporte exclusivo de ajudas técnicas ou equipamentos médicos indispensáveis.

Para a concessão do desconto, entre em contato com sua agência de viagens, sendo que a solicitação deve ser feita com até 72 horas antes do voo.

Idosos

Passageiros com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos terão tratamento preferencial e adequado às suas necessidades.

Se você ou alguém que viajará em sua companhia estiver na melhor idade e necessitar de atendimento especial durante o embarque, desembarque, conexões e durante o voo, no momento da aquisição da passagem deverá informar sua necessidade, tanto ao agente do Call Center ou da Loja.

Para providenciar a assistência adequada, você deve solicitar este atendimento a sua agência de viagens.

Deficiente visual

Para que seu voo seja agradável e seguro, as empresas aéreas conta com orientações em braile e equipe pronta a atendê-lo no aeroporto, embarque e desembarque e também nas conexões.

Durante a compra, é necessário informar sua necessidade ao agente de viagem.

É recomendável, quando possível, ao adquirir sua passagem, optar por poltrona fora da área de circulação do avião.

Seu cão-guia é bem-vindo nas  aeronaves, desde que atenda os requisitos definidos pelos órgãos responsáveis.

 

Deficiente auditivo

O atendimento das empresas aéreas  para deficientes auditivos é feito por uma equipe pronta a auxiliá-lo durante a viagem, desde a apresentação no check-in até o desembarque.

Seu cão-ouvinte ou cão-assistente é bem-vindo em nossas aeronaves, desde que atenda os requisitos definidos pelos órgãos responsáveis.

 

Deficiente Cognitivo e de desenvolvimento

Os passageiros com deficiências cognitivas e de desenvolvimento precisam de cuidados individuais. as companhias aéreas  auxilia no embarque, desembarque e locomoção nas conexões e aeroportos.

Os passageiros que precisarem de atenção individualizada, por deficiência permanente ou que não são capazes de seguir as instruções de segurança fornecidas pela nossa equipe, devem viajar com um acompanhante.

Cão-guia, cão-ouvinte ou cão-assistente

O cão-guia, cão-ouvinte ou cão-assistente são bem-vindos em nossas aeronaves, desde que atenda os requisitos definidos pelos órgãos responsáveis.

O cão treinado para o auxílio de portador de deficiência será transportado gratuitamente na cabine, no chão da aeronave, em local adjacente ao seu dono. Este assento será determinado pela empresa aérea, e o cão deve viajar com coleira e sob o controle do seu dono.

Para que o animal seja aceito, deve-se apresentar a mesma documentação do animal doméstico (PETC).

O cão-guia, cão-ouvinte ou cão-assistente deve:

Possuir carteira e plaqueta de identificação com:

  • Nome do usuário e do cão;
  • Nome do Centro de Treinamento ou do instrutor autônomo;
  • Número do CNPJ do Centro ou CPF do instrutor.
  • Foto do usuário e do cão.

Estar em dia com a vacinação:

  • Certificado de vacinação antirrábica para animais com mais de 3 (três) meses de idade, no qual conste o nome do laboratório produtor, tipo de vacina e o número de vacina/ampola utilizado. Esta vacina precisa ser aplicada de 30 (trinta) dias a um ano antes do embarque (filhotes menores de 3 (três) meses e, portanto, sem a primeira vacina, só serão embarcados com autorização expressa do veterinário);
  • Atestado sanitário emitido pelo médico veterinário. A validade do atestado é de 30 (trinta) dias a partir da data de emissão.

O cão guia deve viajar com coleira e sob ocontrole do seu dono.

A documentação do cão guia deve ser apresentada obrigatóriamente no momento do check-in.

Com exceção ao cão-guia, cão-ouvinte e cão assistente, que são isentos de taxas, o custo do transporte de animais na cabine é de R$ 200,00 (duzentos reais). A cobrança é realizada por trecho (Origem – Destino). Não se aplica cobrança por escalas e conexões.

Para solicitar o serviço, entre em contato com nossa central de atendimento através do telefone: 0800 286 6543 ou pelo Atendimento Online. A solicitação deve ser feita com no mínimo 72 horas de antecedência ao voo.

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Pós-operados, engessados, enfermos

Se o passageiro estiver engessado, enfermo, recém-operado é necessário informar no ato da aquisição da passagem seu estado de saúde para o agente do Call Center ou da Loja. Se a compra for pelo site, marque a opção indicada, assim você terá todas as informações necessárias.

Equipamento médico – aparatos e outras necessidades médicas

Procedimento para utiilzação de Maca, Incubadora, Oxigênio, Concentrador de oxigênio portátil, Cadeira de criança portadora de PC, Aparelho de diálise peritorial, Fixação externa com peso, CPAP (Continuos Airway Pressure)

De acordo com as regras de segurança dos passageiros em voos Avianca, para utilização de maca, incubadora, cilindro de oxigênio, concentrador de oxigênio portátil, cadeira de criança portadora de PC (paralisia cerebral), Aparelho de diálise peritoneal, fixação externa com peso e CPAP (continuous positive airway pressure), é necessário contatar nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) através do telefone 0800-286-6543, para obter mais informações.
Procedimento para demais equipamentos

Para garantir que as necessidades sejam atendidas e que a segurança seja priorizada durante o voo, equipamentos de suporte médico podem ser transportados e utilizados a bordo.

A utilização de equipamentos próprios está sujeita às normas e aos regulamentos aeronáuticos e de segurança aplicáveis, em especial aos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) emitidos pela ANAC.

Para solicitação de equipamentos médicos é imprescindível o envio do formulário médico (MEDIF), para que possa ser realizada análise dos documentos e os ajustes necessários para o voo. Apenas serão transportados os equipamentos que atenderem aos requisitos estabelecidos para garantir a segurança do passageiro que precisa do atendimento especial, dos demais passageiros e tripulantes.

Cadeira de Rodas

Passageiros que utilizam cadeira de rodas são atendidos por nossa equipe com prioridade.

Se você utiliza cadeira de rodas por motivos médicos, é necessário informar no ato da aquisição da passagem para que possamos garantir sua mobilidade, segurança e também o devido manuseio do seu equipamento.

Durante a compra, é necessário informar sua necessidade tanto ao agente do Call Center ou da Loja. Se a compra for pelo site, marque a opção indicada, de acordo com o tipo de equipamento. Assim você terá todas as informações necessárias.

Para providenciar a assistência adequada, você também pode entrar em contato através do telefone 0800 286 6543 ou pelo Atendimento Online.

Cadeira de rodas do passageiro

A Avianca transporta uma cadeira por cliente, além da franquia de bagagem despachada sem tarifa adicional. Taxas por excesso de bagagem e/ou peso ou tamanho podem ser aplicáveis no despacho de cadeiras de rodas adicionais usadas para fins recreativos / esportivos.

Equipamentos Motorizados

Cadeiras motorizadas com baterias seca, gel, molhada ou derramável ficarão sujeitas a análise da equipe médica, com suporte das áreas operacionais, a fim de garantir o transporte adequado e a segurança do cliente e dos demais passageiros.

O transporte será feito no porão da aeronave. A recolocação pode ser feita pelo cliente ou contar com o auxílio de um funcionário. Se necessário algum dispositivo ou ferramenta para recolocação, não deixe de trazê-la consigo.

Acompanhante

Para segurança e conforto de passageiros com necessidades especiais, em alguns casos poderá haver a exigência de um acompanhante durante a viagem.

Será imprescindível o embarque com acompanhante quando o passageiro:

  • Necessitar de atenção médica durante o voo, de acordo com a avaliação médica da companhia aérea (MEDIF);
  • Não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência;
  • Não possa compreender as instruções de segurança de voo em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual.

O acompanhante deve ser maior de 18 (dezoito) anos e apto a atender suas necessidades e do acompanhado durante o voo, viajando em assento adjacente.

É imprescindível o envio do MEDIF, com todos os dados preenchidos corretamente, com antecedência de 72 (setenta e duas) horas do horário do voo. Mais informações sobre MEDIF, clique aqui.

A concessão do desconto (cobrança de até 20% do valor da tarifa do passageiro portador de necessidade especial) fica sujeita à análise das informações constantes no MEDIF pelo departamento médico da Avianca.

A aquisição da passagem para o acompanhante deve ser feita, preferencialmente, após a aprovação do departamento médico da Avianca, para que possa ser adquirida com o desconto.

Para a concessão do desconto, é necessário contatar nossa central de atendimento pelo telefone 0800-286-6543 ou peloAtendimento Online.

Para passagens adquiridas através do site, não será garantido o lugar do acompanhante no mesmo voo. Se, após a aprovação do formulário MEDIF, não houver disponibilidade no voo adquirido pelo acompanhado, a passagem será remarcada, sem ônus, para o voo em que o acompanhante poderá ser acomodado.

Se o passageiro desistir da viagem devido à avaliação que dispensa o acompanhante, o reembolso do valor pago pelo bilhete será concedido de forma integral.

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MEDIF

O MEDIF é o formulário médico que deve ser enviado, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo, por todo passageiro que necessite de atendimento especial quando:

  • Utilizar cadeira de rodas;
  • For portador de deficiência;
  • Necessitar de dispositivos e equipamentos médicos como respiradores, cilindro de oxigênio, aparelhos cardíacos, entre outros, durante o voo;
  • Não for autônomo e precisar de acompanhante ou médico;
  • Ter passado por alguma cirurgia ou intervenção médica recente, acidentados, engessados, recém-nascidos;
  • Ter um quadro de saúde instável, estar enfermo ou possuir alguma enfermidade que possa acarretar em piora durante a viagem ou causar efeitos aos demais passageiros e à tripulação;
  • Tenha um quadro de saúde que possa ser enquadrado como de risco potencial à operação e segurança do voo;
  • Estiver gestante a partir da 32ª semana.

O embarque do passageiro que se enquadre em alguma destas condições fica sujeito à autorização, após análise das informações do MEDIF cedidas pelo passageiro e por seu médico, pelo departamento médico da Avianca.

Orientações sobre o MEDIF:

  • Baixe o formulário MEDIF, clicando aqui.
  • Leia atentamente o formulário e suas instruções de preenchimento.
  • Preencha corretamente todos os campos, de forma legível, sem rasuras.
  • Marque com “X” as opções de Sim ou Não.
  • Assine todas as vias corretamente.

Encaminhe o formulário MEDIF digitalizado e assinado pelo passageiro (ou seu representante legal) e pelo médico para o e-mail: medif@avianca.com.br.

Apenas serão transportados os passageiros que atenderem aos requisitos estabelecidos para garantir sua própria segurança, bem como dos demais passageiros e tripulantes.

Caso seja necessário um acompanhante, poderá ser cobrado um valor de até 20% do valor da tarifa do passageiro portador de necessidade especial. Para tanto, é necessário declarar as necessidades no preenchimento do MEDIF.

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